domingo, 8 de março de 2009

Manifesto anti Dia da Mulher


Correndo o alto risco de ser apedrejada pelo que aqui vou dizer, não consigo não me manifestar contra este dia, quanto a mim, ridículo.

Como mulher, chego mesmo a sentir-me ofendida com tal palhaçada. Depois de tantas de nós terem lutado pela igualdade de direitos, para que fossemos reconhecidas como seres, se não superiores, pelo menos iguais ao sexo oposto, depois de tanto esforço para que se assumisse em sociedade que o sexo feminino é tão ou mais capaz que o masculino no cumprimento de certas tarefas, surge este dia extremamente idiota a deitar tudo por terra.

Tenham santa paciência! É isto e a frase célebre: «Mulheres e crianças primeiro.» Já estou como dizia a Karen, no África Minha: «-Que significa isso?? Trata-se de apenas uma categoria ou são duas?»... P'lamor da santa, não há paxorra para tanto.

Ainda há dias via, no «Nós Por Cá», um parque de estacionamento de um desses hiper-mercados de nome, com um lugar destinado apenas a mulheres, logo ali ao lado do dos deficientes e do das mulheres grávidas! Aposto que as mulheres que festejam este dia devem ter achado a ideia o máximo!

Não, não me peçam para ir a jantares de Dia da Mulher nem para participar em todas as fantochadas que se seguem... porque, no que me diz respeito, este dia é a humilhação total para o sexo feminino e conta com o meu mais sentido repúdio.

12 comentários:

  1. É tudo uma questão de perspectiva...

    "Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como 'Dia Internacional da Mulher'".

    Porque é que tem visto como algo diminuidor e não como uma forma de celebrar a sua grandiosidade? Abrir uma porta e ceder a passagem a uma mulher é dizer "faço isto porque tu és mais mais fraca?" ou quererá dizer "faço isto, porque te respeito, porque as mulheres merecem ser bem tratadas?"

    Mas, acima de tudo, este dia existe para "chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher".

    Infelizmente, em muitas sociedades, a mulher ainda não é respeitada, porque não haver um dia que lute contra isso?

    Beijos,
    RN

    ResponderEliminar
  2. P/ RN: Sim, já sabia do sucedido em 1857 com as operárias, mas não acho que se devam misturar as coisas... elas lutavam, exactamente, pelo direito à igualdade... não iriam gostar de comemorar este dia, penso eu. E não acho que o facto de, em muitas sociedades, a mulher ainda não ser respeitada, seja justificação para a existência deste dia... parece-me que essa luta contra o desrespeito deve ser travada todos os dias e não apenas num. ;)*

    ResponderEliminar
  3. "sexo feminino é tão ou mais capaz que o masculino"

    Subimos o cerro de bike? Para analisarmos a veracidade da afirmação :D

    ResponderEliminar
  4. P/ Carlos Sousa: Sem medos lol... Hoje pedalei 30 kms ao teu lado... entre subidas e descidas só te vi a ti parar, com a desculpa de tirar fotos e de comprar água ahahah... eu n parei nem bebi água... portanto... O cerro é para quando mesmo?? Tenho a bike preparada, quando quiseres é só dizer =D

    ResponderEliminar
  5. Acho que te espalhaste com aquela do "se não superiores". Orgulho é uma coisa, presunção é outra :-)

    Outra que me admira no teu discurso é quando dizes "para que se assumisse em sociedade que o sexo feminino é tão ou mais capaz que o masculino no cumprimento de certas tarefas"
    Então? Como é que ficamos? Certas tarefas?
    Ou há igualdade ou comem todos. Igualdade é igualdade.

    Também não percebo bem essa cena dos supermercados. Se querem fazer uma coisa em condições, façam um lugar com a matrícula do meu carro (ou o número do BI). Assim sabia que era só para mim e confesso que não me chateava nada. E, já agora, para quê lugares para grávidas? Ainda se fosse só para mulheres violadas, ainda vá. As outras estão grávidas porque querem. :-D

    Quanto àquela do "mulheres e crianças primeiro"... estou como o George Carlin. Se estivesse num acidente de avião, com este prestes a explodir, passava por cima de mulheres e crianças... para estar cá fora onde os podia ajudar melhor :-D Agora mais a sério, não vejo qual é o teu stress com isto. Para mim, é uma questão de garantia de futuro. Se os homens fossem todos às urtigas não vinha grande mal ao mundo, a não ser ninguém conduzir em condições. "Mulheres e crianças primeiro" significa que primeiro devem salvar-se os que dão seguimento à prole. E o resto são lérias.

    Por fim, e aqui concordo plenamente contigo, é o carnaval que se faz de tudo. A malta gosta é do folclore e de uma desculpa para se juntar à mesa e beber uns copos.

    Parece que já as ouço: - "É dia da mulher... hhhuhuuuhhhhh... somos umas doidas!"
    Como diz a canção (manhosa, pois claro): "just girls, vai ser só curtir"

    Agora que penso nisso, até conheço muitas mulheres que não são mulheres nenhumas. Devia também haver um dia para elas.

    Não vejo que radicalismos na análise de coisas menores tragam algum bem ao mundo. É um estúpido de um dia... acaba em 24 horas como os outros. Depois vem o dia mundial do bacalhau... e aí podemos fazer mais um jantar e beber umas garrafas de branco fresquinhas.

    Mas o que acho mais estranho de tudo é não te ter visto dizer nada no dia das bruxas... hahahaha!

    Beeeeeeijos!

    ResponderEliminar
  6. Doidas, doidas, doidas andam as galinhas...eh, eh, eh....

    ResponderEliminar
  7. Não se esqueçam mulheres, como dizia o grande William Burroughs, se a memória não me falha, «You are huge, you contain multitudes.»

    ResponderEliminar
  8. P/ Ora: 1º Em relação ao orgulho e à presunção... diz o ditado que destes dois amigos cada um toma a quantidade que quer... nós fomos tantas vezes consideradas inferiores, que não me doeu nada dizer aquilo =)

    2º Quando digo «(...)para que se assumisse em sociedade que o sexo feminino é tão ou mais capaz do que o masculino no cumprimento de certas tarefas(...)», quis dizer exactamente isso porque, ao contrário do que julgas, não sou dada a radicalismos e assumo perfeitamente a questão natural da coisa... isto é, o homem é por natureza mais forte e mais resistente do que a mulher, logo, existem certas tarefas que não desenvolvemos com tanta competência, basta que estas exijam força. =) Agora, como nem só de força se faz o Homem, mas, a meu ver, de uma boa dose de inteligência (que em muitos casos resolve a falta de força =]), significa que, mais uma vez, não somos inferiores, mas sim iguais... (ou superiores ahahahah...) =D****

    3º A mulher sozinha ainda não consegue dar seguimento à prole =) Eu sei que somos seres muito capazes, mas neste aspecto ainda precisamos bastante dos Homens... e ainda bem que assim é, caso contrário isto não teria piada nenhuma =D
    As crianças ainda entendo... seres ainda em desenvolvimento e a precisar de ajuda... agora a ajuda pode vir do lado mais forte também, ou não?? Porquê mulheres?? Ainda se dissessem "crianças e grávidas primeiro", mas não, dizem mesmo mulheres ;)

    Por último, não me considero radical, também considero que o radicalismo, não apenas na análise de males menores, mas em tudo na vida, não traz qualquer bem ao mundo... No entanto, tudo se resume à tua frase «Depois vem o dia mundial do bacalhau... e aí podemos fazer mais um jantar (...)» É exactamente esse o cerne da questão =) uma palhaçada de dia ;)

    Beijoooo grandão =)*

    ps- O The Coke Side estreou-se em Fevereiro, mas prometo divagar acerca do próximo Dia das Bruxas...Buuuuuu =D****

    ResponderEliminar
  9. Vamos por partes:

    1 - A presunção nunca dói. E até fica bem quando é mostrada com classe. Quando é que foste considerada inferior? Isso é mesmo português. Não tarda estamos a falar do 25 de Abril que nunca vivemos. Basta-te um sorriso meloso e um piscar de olhos daqueles que fazem "plim" e até te atendem com um sorriso nos correios. Não vou aos correios há uns tempos, mas para que faça sentido, sempre fui atendido por um senhor com um focinho que parecia tirado do "pesadelo em Elm Street". Vocês tiram proveito dessa pseudo-inferiorização. Admitam. :-)
    Mas se me disseres que uma professora recebe menos que um professor, trabalha mais horas ou não tem as mesmas regalias, como o meu chapéu, como dizia alguém.

    2 - Obviamente estou de acordo. Até acho que daqui por uns anos os homens não são precisos para nada. Eu vivia feliz num mundo só com mulheres. Mas não temos que concordar, a bem da discussão salutar. Confunde-se cortesia com machismo, atenção com condescendência e coisas que tal. Igualdade social, pois claro. Mas porque é que a maioria das feministas nem parecem mulheres? É preciso negarem o que são para serem o que são? Confuso... não fossem mulheres...

    3 - Mulheres e crianças primeiro porque:
    3.1 - Um mundo de crianças criadas por homens era simples e sem complicações e não podemos permitir isso. É preciso quem lhes lixe a cabeça.
    3.2 - Crianças são meninos e meninas. Hoje brincam com legos, amanhã brincam uns com os outros.

    É claro que o dia é uma palhaçada... Mas o natal também é (até há uma rena com nariz vermelho) e (quase) ninguém se queixa. E como esse tantos outros.

    No dia das bruxas estou aqui à meia-noite em ponto. Sempre quero ver...

    Bacci :-)

    ResponderEliminar
  10. P/ Ora: És terrível =D Nunca disse que tinha sido considerada inferior, falava nas mulheres em geral ao longo dos tempos... agora que me sinto tratada de forma anormal com o dia da mulher, ah isso sinto =) E não me venhas dizer que o dia é cortesia e que estou a confundi-la com machismo. =)

    E se aqui nos basta fazer um olhar melado ao homem dos correios para sermos atendidas com um sorriso, países há onde elas nem um sorriso podem mostrar porque andam cobertas dos pés à cabeça e fechadas em casas quase sem janelas, não vá o diabo tecê-las ou a cobiça ser grande... enfim, esta discussão tinha pano para mangas...

    O que importa é que o dia é ridículo e não tem qualquer razão de ser... Eu, na condição de mulher, dispenso-o completamente... mas isso sou eu, é uma opinião e vale o que vale (note-se que sou mulher e pareço mesmo uma mulher ahahahah...)

    Ora pois aqui fica um beijoooo =D*

    ResponderEliminar
  11. caí aqui quase que por acaso, e embora não me levem (algumas vezes) muito a sério, o que é certo, é que revejo um quê de razão nessa sua atitude. acho que o dia da mulher faria o mesmo sentido se houvesse um dia do homem. nao havendo este último, o primeiro cai por terra. ainda poderia ser compreensivel que isto fosse comemorado para "lembrar" toda a mulher que sofre na pele o "ser-se mulher" apenas por uma coincidencia genética de formação. ou "lembrando" aquelas mulheres que tenham o mesmo peso social que um tamagoshi em algumas sociedades (islão, p/ex.)

    mas tirando isso, 100% de acordo.
    o dia da "mulher" é tão ôco como o dia do "não-fumador" (por não haver em contraponto um "dia do fumador")... enfim.

    ResponderEliminar
  12. P/ senhor zebedeu: Caiu aqui quase que por acaso e caiu muito bem, seja bem vindo e volte sempre =D E fiquei feliz por, pelo menos um homem, estar de acordo comigo nesta discussão. ahahah =)

    ResponderEliminar

Express yourself, don't repress yourself. ;)