domingo, 28 de junho de 2009

Sons de Cuba em Loulé

O Festival Med tem vindo a marcar cada vez mais pontos desde a sua primeira edição em 2004. É hoje um dos mais conceituados festivais de World Music e conta com um respeitável e sempre crescente número de visitantes. Já não consigo não marcar presença. Estou completamente viciada no ambiente fantástico que por lá se vive e nas sonoridades cada vez melhores que por lá se apresentam.

Sexta feira passada foi a loucura com os fabulosos Buena Vista Social Club. As entradas chegaram mesmo a esgotar para os mais atrasados. Às sete e meia da tarde já as filas se acumulavam nas bilheteiras.

Decidimos jantar por lá e foi o melhor que fizemos. Não só pelos deliciosos sabores do mediterrâneo que ali se podem experimentar, mas também porque não perdemos pitada dessa noite mágica.

A seguir ao saboroso petisco, dirigimo-nos para o palco da matriz, bastante movimentado por essa altura, onde já se conseguiam escutar os primeiros acordes quentes de Cuba.

Debaixo de uma lua linda, os conterrâneos de Fidel fizeram dançar as mais de cinco mil pessoas presentes, com sons que nos transportaram para os clubes de dança cubanos, onde a salsa é rainha e se entornam mojitos, entre uma dança e outra, para refrescar a garganta.

Há uns anos atrás a minha mãe esteve em Havana, em serviço, e trouxe de lá um CD com Buena Vista. La Vida Es Un Carnaval foi o primeiro som que ouvi destes senhores e já na altura não consegui deixar os pés quietitos no chão. Neste concerto o sentimento manteve-se ao som de Candela ou Chan Chan, entre muitos outros.

Aqui vos deixo uma pitadinha do que foi ouvir estes cubanos cheios de salero, debaixo do verão algarvio e com o estômago forradinho de sabores do mediterrêneo. =)

Arrikikiiii que me vuelvo locaaaa...lol ;)

4 comentários:

  1. Quando saiu o filme/documentário "Buena Vista Social Club", lembro-me que fui ver ao cinema poruqe as alternativas eram mázitas...devam andar entre o ToyStory e o Herbie II. :) Era estranho, um documentário sobre música cubana ainda por cima realizado por Win Wenders.

    Foi inesperado mas adorei. A simplicidade e a verdade da música é genial. Ibrahim Ferrer, Omara Portuondo, Compay Segundo eram estrelas para a america latina com o potencial das grandes vedetas americanas mas que foram completamente abafadas pelo regime de cuba. Lembro-me de no filme mostrarem a casa do Ibrahim Ferrer..

    PS-> O Che era Argentino e não cubano ;)

    ResponderEliminar
  2. A minha favorita: Dos Gardenias: http://www.youtube.com/watch?v=Wmfa2XznVic

    ResponderEliminar
  3. P/ LC: Toin oin oiiiinnn... lol claro que sim, ele nasceu na Argentina, tens toda a razão. É que foi braço direito de Fidel tanto tempo, tornou-se num dos principais dirigentes do estado cubano... e chegou mesmo a representar Cuba nas NU... =S podia perfeitamente ser cubano,não achas? Eu acho que só lhe ficava é bem =D =P =)))))

    ResponderEliminar
  4. P/ LC: Estava a ouvir a «Dos Gardenias» e vi em baixo uma tradução fantástica da letra para o inglês... linda =)

    Two Gardenias for you
    With these I mean to say:
    I love you, I adore you, my life
    Look after them because
    They are your heart and mine.

    Two Gardenias for you
    With all the warmth of a kiss
    Like those I gave to you
    Kisses that you will never know
    In the embrace of another.

    They will live beside you
    And talk to you as I do
    And you will even believe
    that you hear them say: I love you.

    But if one late evening
    The Gardenias should die
    It´s because they know
    That you have betrayed me
    And that you love another.

    =))

    ResponderEliminar

Express yourself, don't repress yourself. ;)