sexta-feira, 12 de junho de 2009

The eye... it cannot choose but see

Estava a ver algumas fotos vencedoras do prémio Pulitzer 2009, quando me deparei com uma das fotos mais polémicas da história deste prémio. A foto da menina sudanesa faminta, tirada por Kevin Carter, em Março de 1993 e que chocou o mundo.

Para tirar esta fotografia Kevin Carter esperou cerca de 20 minutos que um abutre, atrás da menina, abrisse as asas. Tinha o enquadramento perfeito. Uma criança faminta que rastejava num campo de refugiados, em busca de uma refeição, e um abutre que pousado esperava a sua morte, para também ele ter o seu banquete. Uma vez que o abutre não colaborou e permaneceu de asas fechadas, o fotojornalista sul-africano desistiu de esperar e tirou várias fotos da criança com o predador tal como estavam. Mais tarde uma delas ficou imortalizada na capa do New York Times, como símbolo da fome e do horror em África.

A foto veio a ganhar o prémio Pulitzer catorze meses depois, em Maio de 1994, altura em que se gera a polémica e o fotógrafo começa a ser bombardeado por críticas lancinantes, que colocam em causa a sua ética: «Um homem ajustando as lentes até conseguir o quadro perfeito do sofrimento da menina bem pode ser visto como um predador, outro abutre em cena» ou que sugerem que a foto teria sido «encenada», questionando a sua autenticidade.

A 27 de Julho desse mesmo ano, dois meses depois de ganhar o tão conceituado prémio e de se ter tornado na sensação do momento em Nova Iorque, Kevin Carter suicida-se, com apenas 33 anos.

Mais tarde os Manic Street Preachers, no seu álbum Everything Must Go, dedicam uma música a este fotojornalista.

Apesar de já terem passado 16 anos desde que a foto foi tirada, continua a conseguir impressionar quem vê. Choca-me pensar que cenas destas continuam a repetir-se mundo fora. Não houve evolução em quase duas décadas. Continuam a ser gastos milhões em armamento e guerras de poder absolutamente desnecessárias, em detrimento do que de facto é importante.

«War doesn't determine who is right, war determines who is left.».
Bertrand Russel

2 comentários:

  1. ' The pictures i contemplate painting would constitute a halfway state and an attempt to point out the direction of the future - without arriving there completely.'

    jackson pollock

    D

    ResponderEliminar

Express yourself, don't repress yourself. ;)