domingo, 13 de dezembro de 2009

Era uma vez no Chiado...

Há algum tempo que não se passa nada neste meu cantinho, mas na minha vida as experiências acumulam-se e ontem tive um final de tarde que me fez querer vir aqui partilhá-lo convosco.
Acontece que, depois de uma noite fantástica de copos e risadas, fui raptada para um fim de tarde mágico no Chiado.

O Chiado, para quem ainda não sabe, é um dos meus locais de eleição e ontem esteve melhor que nunca. Em todos os cantos se respirava Natal. A música que tocava na rua, as pessoas que passeavam de sacos de prendas na mão, as luzes lindas por toda a parte e, escondido num largo, descobri o Fábulas...

O Fábulas é um sítio encantado que se assemelha a um antiquário. Cheio de rádios antigos, máquinas de costura que são mesas, sofás que lembram a casa dos avós, paredes de pedra, cadeiras de todas as qualidades, mesas grandes e pequenas, ovais, quadradas, rectangulares e redondas... um ambiente extremamente acolhedor, onde tudo acontece. Este cantinho enfiado no canto de um pátio, entre a pizzaria Mezzogiorno e a loja de design Omlet, estava inicialmente destinado a ser um cyber-café que, no entanto, acabou por ganhar vida própria e se alargou a um wine bar e galeria de arte.

As suas salas são de facto dignas do nome e encantam qualquer um que se aventure a visitá-las, fazendo com que a expressão «dois dedos de conversa» caia por terra, visto que aqui perdemos a noção do tempo e o ambiente em que mergulhamos nos convida a ficar horas à conversa, a saborear uma bela fatia de bolo de chocolate, um chá do deserto, crepes, uma tosta dupla ou um bom vinho.

Os clientes são também merecedores de referência. Ali encontramos pessoas civilizadas, capazes de manter o estilo mágico do Fábulas, sem transformá-lo numa cantina ou tasca... Apesar do ambiente jovem que ali se vive, o espírito calmo e o ambiente de relaxamento mantém-se, além de que a amplitude das salas é tal que podemos estar confortavelmente sentados nos sofás sem escutar a conversa dos vizinhos do lado.

É por tudo isto que volto a dizer que Lisboa é a única capaz de me fazer sentir em casa. E como gosto de a descobrir todos os dias assim... devagarinho e sem pressa. =)

Se eu podia viver sem a minha Lisboa... podia, mas não era a mesma coisa. =)

8 comentários:

  1. Muito fixe, a ultima fatia de chocolate que me lembro, foi a muito, muito tempo atrás a subir uma incrivel ladeira de bicicleta, onde alguem tinha preferecia em subi-la a pé =)

    É bom ter noticias tuas, segue a tua felicidade.

    Beijinhos
    CS

    ResponderEliminar
  2. P/ Carlos Sousa: EHEHEH..As coisas de que te lembras =) 30kms de bicla e uma dor muscular inesquecível... e sim, o pensamento todo no melhor bolo de chocolate do mundo, o da minha abuelita =))) saudades desse bolo e desses passeios ;)

    ResponderEliminar
  3. Também já fui muito feliz no Fábulas!!! :D

    ResponderEliminar
  4. P/ Maria Inês: =D Lindo, n é? =)) Adorei ;)

    ResponderEliminar
  5. Olá, me chamo Ellen e sou ativista pelos animais. Achei muito bom o seu site.
    Abraços!

    ResponderEliminar
  6. P/ Ellen Augusta: Olá Ellen! Já vi que é brasileira. No meu país costuma dizer-se: «seja bem vindo quem vier por bem» =) Por isso seja bem vinda ao meu cantinho e volte sempre ;) é sempre bom ter por perto pessoas de bem =)

    ResponderEliminar

Express yourself, don't repress yourself. ;)