domingo, 18 de outubro de 2009

Liberdade de expressão... ou então não

Às vezes dou comigo a pensar em como seria o mundo se todos dissessem o que pensam a toda a gente, se todos deixassem de ter medo de dizer as coisas para não magoar A ou B, para não ferir susceptibilidades de C ou D, se todos falassem abertamente com quem quer que fosse.

Passamos a vida a medir as palavras, a calar pensamentos, a pesar tudo o que dizemos... podemos falar assim com fulano, mas não podemos com beltrano que não ia entender ou levar a bem. Não posso falar assim com o chefe que corro o risco de perder o emprego, não posso dizer isto ou aquilo à namorada que ela vai ficar segura ou insegura demais, não posso dizer isto ao amigo, porque está deprimidíssimo e ainda se atira do último andar, não posso dizer tal ao outro que se torna convencido, convém não dizer isto àquela senão baixo-lhe a auto-estima... Mesmo quando se trata de elogiar, mimar ou dizer bem, temos que medir o que dizemos, porque corremos o risco de estar a dar graxa a Y, apaixonados por X, ou a ser lamechas e «assim muito coisinho».

Eu cá tenho alguma dificuldade em dosear as minhas palavras. A maior parte das vezes dou comigo a dizer mesmo tudo o que me passa pela cabeça. Muitas vezes farto-me de ter que ponderar tudooooo ao mais pequeno pormenor, a verdade é que acabo algumas vezes por pensar que não devia ter dito isto ou aquilo e a reflectir sobre as minhas atitudes... =/

Como seria o mundo se desde pequenitos tivessemos sido habituados a dizer tudo o que pensamos sem restrições?...

Se calhar estaríamos tão habituados a ouvir certas coisas que não haveria tanta gente deprimida mundo fora, não haveria tanta gente com problemas a elogiar o próximo ou a manifestar amor na frente de terceiros, não haveria ninguém a sentir-se magoado porque descobriu que este ou aquele falou mal de si, basicamente talvez não se criassem tantas ilusões, therefore muito menos desilusões, muito menos depressões, mais honestidade entre as pessoas... talvez o mundo em que vivemos fosse bem mais verdadeiro. Saberíamos sempre com o que poderíamos contar, não nos enganaríamos tantas vezes e arrisco mesmo dizer que talvez aprendessemos muito mais, pois teríamos muito mais consciência do nosso próprio eu e de tudo o que o rodeia.

Bah!

10 comentários:

  1. Confessa lá...isto é sobre a Maitê! :)

    (just kiding):)

    ResponderEliminar
  2. P/ LC: Ahahahah... ACHAAAS?? =))) Nem pensar nisso... por acaso vi o vídeo desse triste episódio no facebook, mas não me ia dar ao trabalho de escrever sobre isso =) Essa loira burra, que fala a minha língua com um sotaque ranhoso não merece sequer o meu esforço ;)

    ResponderEliminar
  3. A merd@...é as pessoas que nunca dizem o que querem..e depois reagem como se o tivessem dito! Isso é que me lixa :-(

    Bad day!

    ResponderEliminar
  4. P/LC: Oh =( Que se passa? Que te aconteceu para estares tão tristonho e num «bad day»? Seja o que for, faz como eu... adopta o que sa foda style ;)****

    ResponderEliminar
  5. "que sa foda style"...é muito bom! Gosto!

    I'll run with it!...test it out! :)

    Keep you posted! :)

    ResponderEliminar

Express yourself, don't repress yourself. ;)